A cartilagem é uma estrutura avascular, resistente e relativamente flexível, constituída de uma firme matriz composta por: GAG (Glicosaminoglicanos), proteoglicanos, glicoproteínas; rica em fibrila de colágeno tipo II, que confere consistência a matriz; dependendo da região estudada pode haver colágeno tipo I e fibras elásticas.
Os componentes celulares são os condrócitos, que estão situados em pequenos espaços conhecidos como lacunas, entremeados na matriz, bem como condroblastos e células condrogênicas encontrados no pericôndrio.
O pericôndrio se caracteriza como sendo uma membrana de tecido conjuntivo, que envolve a maioria das cartilagens. Possui uma camada externa fibrosa (onde podemos encontrar fibroblastos e fibras colágenas) e uma camada interna condrogênica (constiuída de condroblastos e células condrogênicas).
As células condrogênicas se diferenciam originando os condroblastos, estes são responsáveis pela síntese de matriz cartilaginosa, desta forma caracterizando o crescimento aposicional do tecido. A medida que os condroblastos secretam matriz e fibras ao seu redor, eles ficam aprisionados pela sua própria secreção e são, então, chamados de condrócitos. Estas células são responsáveis pela manutenção da matriz cartilaginosa e em cartilagens jovens possuem a capacidade de se dividir, contribuindo com o crescimento do tecido de dentro para fora (crescimento intersticial) e dando origem aos grupos isógenos.
Existem três tipos de cartilagem:
• Cartilagem hialina - Envolvida por pericôndrio; translúcida, de consistência firme e maleável; possui fibras de colágeno tipo II em sua matriz. Encontradas na superfície articular da maioria dos ossos; nos anéis da traquéia e nas cartilagens laríngea, costal e nasal, entre outras. Forma o primeiro esqueleto do embrião.
• Cartilagem elástica - Envolvida por pericôndrio; possui em sua matriz, além das fibras de colágeno tipo II, um grande número de grossas fibras elásticas, que oferecem elasticidade ao tecido. Encontrada na epiglote, orelha externa e conduto auditivo e algumas das menores cartilagens da laringe.
• Cartilagem fibrosa - Não apresenta pericôndrio; muito firme e de grande resistência por possuir, em sua matriz, muitas fibras de colágeno tipo I. Encontrada em algumas sínfisis, na tuba auditiva, nos discos intervertebrais e certas áreas de inserção de tendão no osso.
parabéns, me ajudou bastante.
ResponderExcluirGratidão!
ResponderExcluir